Search

Investigação

Principais áreas de investigação científica atuais


  
Arquitetura Paisagista
 

Membro da Equipa de Investigação do Projeto LX GARDENS - Jardins e Parques Históricos de Lisboa: estudo e inventário do património paisagístico, projeto do CEABN/ISA/UTL, coordenado pela Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ref.ª PTDC/EAT-EAT/110826/2009 (2011-2014).

História da Arte

Investigação de carácter interdisciplinar sobre a relação do Homem com a Natureza através do estudo da Iconografia e da Iconologia da flora, fauna e paisagem na pintura portuguesa dos séculos XV, XVI e XVII.

Estudo da Teoria da Arte e das Teorias Estéticas aplicadas ao estudo da paisagem.

Bolsas de Investigação 


Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao Doutoramento em História da Arte, Património e Restauro com o tema O Naturalismo Simbólico: a Natureza e a Paisagem na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI no domínio científico principal de Estudos Artísticos (SFRH/BD/27436/2006).
 

Bolsa de Mestrado atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao Mestrado em Arte, Património e Restauro com o tema A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa no domínio científico principal de Artes e Humanidades (SFRH/BM/12913/2003).

 

Docência Universitária

 
Docência universitária nas unidades curriculares do curso de Arquitetura Paisagista, História e Teoria da Arte dos Jardins e História da Arte Geral (1º Ciclo Licenciatura) e de Recuperação e Gestão da Paisagem Cultural (2º Ciclo Mestrado), coordenadas pela Prof. Doutora Cristina Castel-Branco, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/ULisboa). 


Docência universitária nas unidades curriculares de História da Arte dos Jardins I, História da Arte dos Jardins II, Arquitetura Paisagista II e Antropologia do Espaço da licenciatura em Arquitetura Paisagista (1.º Ciclo Licenciatura), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
 
Organização de visitas de estudo de carácter interdisciplinar a jardins e sítios históricos, e a projetos de arquitetura e de arquitetura paisagista contemporâneos.

Orientação de Dissertações de Mestrado


Orientação onze de Dissertações de Mestrado em Arquitetura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/UL) já concluídas (2010-Atualidade):


1. CUNHA, Maria Arriaga e: Valorização do Sistema de Vistas do Parque da Pena, Sintra (2010). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja e coorientador: Eng.º Nuno Oliveira (Parques de Sintra, SA).


2. CARDOSO, Rute: As Quintas Torrejanas. Análise, Interpretação e Proposta de uma Rota Cultural e Ambiental em torno do Rio Almonda (2011). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


3. COSTA, Mariana Cavaco Félix: Estudo histórico-artístico e proposta de plano diretor de restauro para a Quinta do Alto, Faro (2013). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


4. LEITE, Ana Filipa: Estratégias de gestão e de conservação para a paisagem cultural de Sintra, Património Mundial(2013). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


5. JOSÉ, Vanessa: Bases para o plano diretor de restauro da cerca do Convento dos Capuchos, Sintra (2013). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


6. LEITE, Andreia: Convento da Penha Longa em Sintra: Análise e Requalificação dos jardins (2014). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


7. GOMES, Ana Teresa: O projeto de Arquitetura Paisagista em Sítios Arqueológicos. Caso de estudo: Cividade de Terroso (2015). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


8. CUNHA, Andreia: Análise e Interpretação de Obras de Arquitectura Paisagista de Manuel de Sousa da Câmara (1929-1992) (2015). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


9. COSTA, Joana Ferreira Fournier: Parque do Monteiro-Mor, Lisboa (2015). Entregue em 2015 e a aguardar discussão. Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja e coorientadora: Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA).


10. CACHAÇO, Maria José Cachaço: Quintas Históricas do Concelho de Loures (2015). Entregue em 2015 e a aguardar discussão. Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja. 


11. PIRES, Tiago: O Corpo na Paisagem. Fragmentos de Arte e Natureza (2015). Entregue em 2015 e a aguardar discussão. Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja. Coorientador: Arq.º Luís Maria Baptista (Universidade Lusíada).

Coorientação de cinco Dissertações de Mestrado em Arquitetura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/ULisboa) já concluídas (2010-Atualidade):


1. REIS, Pureza Norton dos: Análise Histórica da Origem e Evolução dos Jardins de Rosas (2010). Orientadores: Prof. Doutor António de Almeida Monteiro (ISA), Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja. 


2. COSTA, Cláudia: Paisagens Culturais. Memória de uma Identidade Coletiva para o Futuro. Caso de Estudo: Cerca do Buçaco (2011). Orientadora: Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


3. ROQUE, Mariana Sousa: Valorização do Sistema de Vistas e do Sistema de Percursos da Tapada da Ajuda, Lisboa (2011). Orientadores: Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA) e Prof. Doutor Francisco Castro Rego (ISA) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


4. CUNHA, Ana Raquel: Os planos de urbanização dos bairros da Encarnação e Olivais. O modernismo, a expansão da cidade de Lisboa e a Arquitetura Paisagista (2014). Orientadora: Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.


5. ROSA, Mélanie: As árvores ornamentais introduzidas nos jardins de Lisboa: uma perspectiva histórica (séc. 18-19) (2013). Orientadora: Prof.ª Doutora Ana Luísa Soares (ISA) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.

 

Orientação de sete Dissertações de Mestrado em Arquitetura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/ULisboa) em curso:

1. PALMEIRO, José Eduardo: Aumento da eficiência hídrica em Jardins de onze Municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (2014-...). Em curso. Orientadora: Prof.ª Sónia Talhé Azambuja, Coorientadora: Prof. Doutora Isabel Ferreira (ISA). 

2. TOMÉ, Mariana: Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça e a paisagem envolvente. Em curso. Orientadora: Prof.ª  Sónia Talhé Azambuja.

3. GOMES, Jéssica: Património Paisagístico e Cultural de Rio Maior. Em curso. Orientadora: Prof.ª Sónia Talhé Azambuja.

4. HERCULANO, Carolina: Proposta de Classificação de Jardins Históricos de Lisboa com base nos dados do projeto de investigação LX Gardens. Orientadora: Prof.ª Sónia Talhé Azambuja.

5. CANEIRA, Mafalda: Requalificação Urbana ao nível dos Espaços Verdes. Caso de Estudo Município de Oeiras. Orientadora: Prof.ª Sónia Talhé Azambuja.

6. SOUSA, Andreia: Jardins Botânicos de Lisboa. Orientadoras: Prof.ª Ana Luísa Soares e Prof.ª Sónia Talhé Azambuja.


Orientação e coorientação de Trabalhos de Fim de Curso da licenciatura em Arquitetura Paisagista na Universidade do Algarve - Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais (FERN):

1. CALADO, Ana Sara: Paisagens Culturais: Análise Comparativa entre o Modelo de Gestão Europeu e Norte-Americano (2006). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja e coorientadora Arq.ª Pais. Paula Farrajota (FERN).

2. CARRIÇO, Inês: Proposta de Plano de Estrutura Verde para a cidade de Beja (2006). Orientador: Arq.º Pais. Desidério Baptista (FERN) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.

3. ESTEVES, Bruno: Praças Históricas: Critérios para a sua Recuperação (2006). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja e coorientadora Arq.ª Pais. Paula Farrajota (FERN).

4. PINTO, Sílvia: Parques Florestais: A Floresta de Uso Múltiplo (2006). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja e coorientadora Arq.ª Pais. Paula Farrajota (FERN).

5. MASCARENHAS, Maria: Análise Comparativa entre as Metodologias de Restauro de Jardins e Sítios Históricos praticadas na Holanda e em Portugal. Casos de estudo: Fundação Natuurmonumenten e Jardins do Palácio de Estói (2007). Orientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja e coorientador Arq.º Pais. Desidério Baptista (FERN).

6. GABRIEL, Mara: Os Sistemas de Informação Geográfica na gestão do Espaço Verde Público. Caso de estudo: cidade de Faro (2007). Orientadora Arq.ª Pais. Paula Farrajota (FERN) e coorientadora: Mestre Sónia Talhé Azambuja.